Introdução

A maioria dos modelistas usa uma tipo de fita adesiva (Masking Tape) para mascarar ou para ajudar no trabalho. Este tutorial contém dicas de preço, como reduzir a aderência de e como obter um bom filete.

Tipos de fita adesiva

Este tipo de  adesiva pode ser dividido em dois grupos. Alguns são feitos especificamente para modelistas e algumas são feitas para uso doméstico em geral.

A mais comum e mais famosa e a da Tamiya normalmente tem varias larguras e de maneira geral os modelistas acham ela de melhor qualidade mas ja temos outras marcas que se equiparam como da Revell, Pactra e Fazcolor. No entanto, é bem mais caro que as fitas comuns. Pela qualidade a maioria das pessoa usa fitas para modelismo mas é muito tranquilo usar fitas comuns como crepe. Vale lembrar que a fita adesiva também é muito útil para a realização de ajustes e ´para prender peças.

Fita adesiva comuns como crepe vem em rolos muito maiores e pode ser muito barata. Esteja ciente de que existem diferentes tipos e a qualidade varia muito. Além disso a fita adesiva normal, pode ser comprada com “baixa aderência ‘, flexível (para contornos e curvas) e também variedades que se destinam a ser deixada no local por um longo período de tempo.

Para reduzir a aderência:

É só coloca uma tira de fita adesiva sobre uma calça, ou outra peça de tecido vai reduzir a quantidade de aderência, muitos colam na pele em partes que não tem pelos assim a oleosidade da pele ajuda a tirar a cola.

Um dos maiores medos quando usando fita adesiva é que, quando ela for removido, ela pode retirar uma camada de primer, ou outras camadas anteriores de tinta.

Este problema pode ser reduzido através da remoção da fita adesiva mais rapidamente possível isso por que quanto mais ela fica na superfície mais ela gruda.

Um velho CD ou DVD, uma régua de metal e um estilete são perfeitos para cortar um pedaço ou uma tira fina de fita.
Conseguir uma boa e limpa tira ou filete

Uma rolo de fita mau armazenado pode juntar pedacinhos de fibras e poeira em sua bordas logo quando você for usar a linha não ficara perfeita pois na borda terão varias imperfeições. Por isso algumas fitas vem em recipientes plásticos assim isso não acontece.
Se você reduzir a aderência da fita adesiva encostando em sua calça, como sugerido acima, você também pode notar esse efeito. Evitar é fácil. Coloque a tira de fita adesiva que você vai usar em um pedaço de vidro ou uma superfície de corte limpo (um velho CD ou DVD é ideal). Em seguida, usando uma régua de metal e uma lâmina afiada, cortar a borda da fita adesiva para revelar uma borda perfeitamente reta e limpa.

 

Pronto já tem uma boa noção de materiais valore e como usar…

 

www.modelismoalpha.com.br

Leave a Reply