Os duas metades do corpo do aliem desta figura formam um péssimo ajuste. A linha branca de preenchimento mostra as diferenças entre as duas metades. Se estas partes não forem preenchidas e lixadas o modelo final não teria um bom acabamento.

1

-Introdução

Este artigo mostra as técnicas e fornece conselhos sobre como preencher as lacunas e esconder linhas de emenda em modelos. Informações sobre os diferentes tipos de preenchimento ou massas esta disponível no artigo “Massa Putty o que é e como usar.”.

-O que evitar e como fazer

é quase sempre melhor evitar a abertura, na hora de colar ou encaixar as peças. Embora algumas lacunas não podem ser evitadas. Cada parte deve ser encaixada e testada antes de colocar qualquer produto ou aplicar cola.

Isto tem várias vantagens:
• Fazer isso mostra ao modelista onde a cola deve ser aplicada.
• Ele dá ao modelista a noção de onde e como segurar as peças e onde colar ou apoiar.
• Mostra antes de qualquer coisa se a lacunas, rachaduras ou espaços

Uma espaço entre as partes é tão ruim quanto uma parte mais alta do que a outra, algumas vezes dependendo de como vc encaixa é melhor deixar uma maias ata que a outra e lixar do que usar massa.

Uma forma de reduzir frestas é colar bem usando  prendedores, elásticos ou fita adesiva para segurar as peças rigidamente no lugar enquanto a cola seca e isto, muitas vezes, melhorar o ajuste.

Uma outra forma de reduzir as disparidades é usar muita cola de modo que ele vai escorrer para fora entre as partes e preencher qualquer lacuna. Este é um jeito onde o uso de super cola veja o tópico “Massa Putty o que é e como usar.”. Voce deve ter muito cuidado quando se faz isso, porque se muita cola é usada não só pode preencher qualquer lacuna, mas pode correr para fora sobre a superfície do modelo e causar danos. Mas lembro é melhor deixar lacunas do que usar cola e estragar o modelo…

 

-Verifique o que você realmente precisa fazer esse trabalho
Os fabricantes atualmente tem melhorado o destaque dos modelos da grade e onde ficaram as emendas na hora de juntar as partes.

Em alguns casos a emenda fica bem onde seria solda na peça original como em um tanque por exemplo

Nesta situação, ao invés de esconder a lacuna você pode fazer parecer uma solda. Em outros casos, você pode não precisar fazer nada quanto a linha de junção do modelo pode parecer muito parecido com a junção da coisa real. Esta é uma área onde as fotografias de pesquisa são muito úteis.

Você também deve considerar também que partes podem ser escondida ou disfarçada por algo que você pode adicionar ao modelo. Isto não é tão fácil em aviões, mas em veículos militares sim, você pode usar aplicação da lama para as rodas ou redes de camuflagem. Nós não estamos sugerindo que a má modelagem deve ser disfarçado pela aplicação de lama ou etc, no entanto, se a adição de peças melhorar o modelo ele pode ter dupla .

Como para preencher lacunas e espaços

Remova qualquer diferença nos níveis, deixe as peças bem encaixadas e lizas.

Antes de preencher uma lacuna se certificar de que não há nenhuma diferença de altura entre as duas partes. Caso não tenha jeito lixe ou remova a altura com uma lixa ou estilete.

As imagens mostram como deve ser.

O primeiro diagrama mostra uma secção transversal de uma fuselagem da aeronave, onde duas metades foram unidas. No ponto da secção transversal não só há um intervalo entre as duas metades, mas há um passo de altura.

 

 

Na imagem 2 mostra o material de enchimento (em vermelho) que foi pressionado pela abertura e superfície do modelo.

 

Imagem 3 mostra o efeito quando o material de enchimento é lixada. O espaço fica disfarçado mas a altura deixa um defeito na peça

2

Isso não é ideal mas se acontecer esta diferença nos níveis pode ser removida nesta fase com uma raspagem ou lixando mais a peça, mas é mais difícil devido à presença de material de enchimento.

No segundo diagrama a baixo, a situação de partida é a mesma. No entanto, neste caso, a diferença de níveis entre as duas metades da fuselagem é removido lixando como na foto 2 mas o certo é encaixando antes da tentativa de preencher a lacuna. Claramente, é necessário cuidado para minimizar qualquer dano aos detalhes da superfície. O material de enchimento é, então, adicionado (Imagem 3) e fica perfeito depois de lixado como na imagem 4.

3

A diferença com o segundo método é que não há uma transição suave de uma metade da fuselagem para o outro. Você também vai precisar usar e menos material de enchimento e lixar menos porque você só está preenchendo uma lacuna e não disfarçando a diferença entre os níveis.

 

- Cuidado
Quando utiliza putty, é necessário trabalhar rapidamente porque seca e rapidamente forma uma película. Use a quantidade mínima de enchimento. Use pequenas quantidades coloque pra dentro da lacuna e alise um pouco.

Use o que esta na ponta do tubo mas se um pedaço estiver duro remova rapidamente se não ele vai estragar.

Certifique-se de que o preenchimento esta completamente definido antes de lixar ou raspar o excesso – nenhum dano será feito por deixá-lo por muito tempo, mas se ele é lixada antes que esteja completamente seco, você pode estragar todo o trabalho, por tanto deixe o máximo de tempo que puder.

- Massa Epóxi

Ao utilizar massa epóxi há mais tempo para trabalhar e geralmente é preferível obter um bom acabamento que não vai precisar de lixa.. As massas geralmente podem ser amenizados e alisadas com um dedo molhado. Se houver algum excesso a ser raspada ou lixada para, então isso deve ser feito quando a massa já estiver parcialmente endurecida, mas antes que ele fique completamente dura.

 

- Preenchimento de lacunas com super cola.

Preenchimento de lacunas com super cola (bonder) requer uma técnica diferente. Ela pode ser aplicada na fase de colagem de modo a preencher as lacunas quando unir as partes. No entanto, é necessário cuidado para evitar colocar muita cola sobre as peças se não vai escorrer quando as partes são colocadas juntas.

Cole com a super cola, em seguida, use uma gota de supercola para preencher o espaço vazio. Qualquer excesso pode ser tirado com estilete ou lixa. Mas cuidado lixe quando estiver bem dura pois quando usamos bastante cola ela pode demora mais endurecer.

Alguns modelistas usam a super cola em conjunto com uma carga que pode ser bicarbonato de sódio e já ouvi de gente que usa talco. Fazendo isso a cola fica mais resistente e menos propensa a quebrar. Ele também facilita lixar.

Um exemplo prático

2

Este é o pé de uma figura e como podem   ver o encaixe é ruim

3

A primeira etapa é remover As partes que estão fora do padrão certo.

4

O pé é então polida começando com Uma licha de agua grão 400, seguido por um grão mais fino como 600.

5

A massa então é espalhada ao longo da junção e pressionado para dentro da lacuna.

6

Quando a massa estiver seca então é   lixada e fica assim.

 

Na fotografia final, o material de enchimento não é para apenas preencher uma lacuna entre as duas metades, mas também é nivelar uma pequena depressão. Este foi o pior exemplo de má montagem que você poderia encontrar e foi encontrado em um modelo que foi lançado pela primeira vez há décadas. Nos dias de hoje a qualidade de kits melhorado drasticamente e as lacunas são geralmente menores.

 

www.modelismoalpha.com.br

 

 

 

Leave a Reply