- Introdução

Este artigo explica os diferentes tipos de materiais disponíveis para modelagem e preenchimento. Técnicas para o preenchimento de lacunas são abordados no artigo “Como preencher lacunas usando putty”.

Como nessa figura acima os espaços entre as peças é o pesadelo de qualquer modelista. Não só existe uma lacuna entre as duas metades da perna desta figura, mas elas não estão no mesmo nível. Felizmente, neste caso, a superfície é lisa o que facilita pois se tivesse muitos detalhes a massa e o lixamento acabaria com os detalhes delicados.

Nada estraga um bom modelo mais do que a visão de lacunas ou sulcos ao longo das emendas. Os melhores trabalho de pintura em todo o mundo não podem disfarçar ou compensar uma lacuna feia. Preencher as lacunas é uma das habilidades fundamentais de modelagem de escala e precisa ser dominado para obter um acabamento razoável.

Felizmente atualmente os kits são bem feitos e esses problemas tem diminuído antigamente era bem pior.  No entanto, a maioria dos kits ainda terá algumas linhas de junção visíveis que precisam de atenção. Além disso, alguns modelistas gostam de colocar partes ou sets de detalhamento para melhorar os kits nesse caso o uso de massa é inevitável.

- Tipos e produtos.

Ao longo do tempo tenho ouvido falar de todos os tipos de produtos para preencher, soldar, derreter ou até mesmo emendar partes que fazem com que a emenda ou buraco suma, mesmo assim ainda aconselho e a maioria prefere usar produtos de fabricantes comuns.

- Putty.

Aviso….. Estes são produtos inflamáveis e é aconselhável usar em lugares ventilados.
O putty normalmente vem em tubos como pasta de dente e tem da maioria dos fabricantes comuns. Eles estão prontos para usar e é bom para a maioria dos pequenos problemas de preenchimento e de lacunas.
A maioria destes betumes contêm um solvente que dissolve o plástico estireno e  essa é uma das razões pelas quais eles funcionam tão bem e que se ligam ao plástico. No entanto, isso não quer dizer que não é preciso cuidado porque o uso de muito vai prejudicar o modelo, exagerando você vai acabar com os detalhes. Não é comum mas pode usar para partes maiores fazendo varias camadas. Estes produtos secam muito rápido por tanto deve usar apenas uma pequena porção e sempre fechar o tubo.
Deve notar-se que o tipo e quantidade de solvente varia de marca para marca, por isso, quando tentar uma nova marca, é aconselhável testá-lo em primeiro lugar em plástico de refugo.
As vantagens são:

• Pronto para usar

• Fácil de aplicar

• Quando seco pode ser lixado facilmente.
As desvantagens são:

• Eles irão dissolver o plástico se usar muito

• Eles podem secar muito rapidamente, formando uma pele e não dando tempo suficiente para aplicá-los cuidadosamente

• Eles não grudam bem em resina ou metal, por isso são mais utilizados para aberturas entre duas partes de estireno

• Eles emitem gases tóxicos.
Existem algumas marcas de modelo de enchimento no mercado que não contenham qualquer solvente. Estes têm a vantagem de que eles são mais seguros para crianças e não existe o perigo de danificar o modelo. Infelizmente, eles não aderem bem ao plástico e por isso pode se soltar ou desmoronar quando lixar. Para uso geral, eu não recomendo.

Massa Epóxi – Epóxi putty

Como cola epoxy ou “durepox” estes vêm em duas partes que têm que ser bem misturados. É possível comprar este produto de lojas de ferragens como eles podem ser usados para ??remendar fins gerais, mas existem as de marcas famosas com Tamiya e outras e que são bem apropriadas.
Para usar é simples corte uma fatia de cada cilindro e misture bem. À medida que a massa é misturada e aquecida por suas mãos tendem a se tornar mais macia e mais fácil de usar. Depois de bem misturada e com cor homogenia você tem uma massa como uma bola de argila que pode ser moldado e usado para preencher lacunas ou construir irregularidades.

Este tipo leva cerca de uma hora para ficar seca mais vai secar mais com o tempo e o endurecimento total só vai acontecer depois de 24 horas. Massas epóxi são muito difíceis de lixar ou mudar sua forma quando endurecidas completamente. É bom suavizá-las com um pouco de água para que eles não precisam de polimento, ou lixá-los quando eles começaram a endurecer.

As vantagens de betumes epoxi são os seguintes:

• Tempo de sobra para trabalhar com eles.

• Pode ser usado para grandes lacunas, e como argila, pode ser esculpido em qualquer forma.

• As de marca boa (se a superfície não é gorduroso), é forte e não encolhem.

As desvantagens são:

• Necessidade de misturar as duas partes completamente.

• Difícil de preparar uma quantidade muito pequena.

• Difícil de lixar ou modificar depois de seco.

Super cola de preenchimento.
Este é um gel espesso como uma supercola ( “bonder” ciano adesivo). Como tal, é útil para a colagem de praticamente todas as substâncias em conjunto. Significa que também irá preencher as lacunas entre as duas partes e que podem ser executados ao longo da borda interna de duas partes para dar força adicional, onde não será visto.
Isto não é um material de enchimento, como os produtos acima referidos. Ele deve ser aplicado com muito cuidado e é difícil para suavizar a forma certa. É possível lixar, mas o timing é crucial, pois se deixado muito tempo ele se tornará muito difícil de modificar. O tempo de secagem pode ser muito curto quase instantaneo.
Vantagens:

• Pronto para usar

• Preencher as lacunas e unir as partes como colas comuns

desvantagens:

• precisa ser usado com cuidado – muito implacável com os erros

• Difícil de obter um bom acabamento e para lixar tem que saber a hora certa
À primeira vista, isso não parece ser uma solução muito boa para preenchimento.

Acrylic Plastic Filler

Vallejo Plastic Putty está disponível em tubos ou frascos ’conta-gotas’ seu padrão.

Este tipo de produto oferecer um preenchimento que difere da maioria, sendo base acrílica. Ele pode ser usado na maioria dos modelos, mas não emitem gases perigosos ou dissolvem o plástico. Não temos muita experiência deste produto (apesar de ter uma opinião muito elevada dos produtos Vallerjo em geral). Portanto, só podemos citar a descrição dos fabricantes:

“A pasta de modelar seca de maneira totalmente opaca, revestimento duro e branco. É usado principalmente para a reconstrução ou reestruturação de modelos e miniaturas, para texturas e relevos altos. Para alto relevo adicional deve ser aplicado em camadas, permitindo que cada camada seque antes de se aplicar a próxima. Se uma pasta mais flexível é desejado, misturar com o Gel Medium ”

O fato que os produtos devem ser testados pois cada modelista se adapta a um tipo diferente de produto.

Teste e tire suas próprias conclusões.

www.modelismoalpha.com.br

 

Leave a Reply