Criando antenas

 

Para criar os fios da antena de rádio é essencial que o modelo ainda esteja em construção. Na maioria dos casos, este é um detalhe adicional que não está incluído no kit. Fios da antena em modelos são comumente construídas a partir do zero usando várias técnicas. Este tutorial irá te ajudar a criar este recurso usando uma haste de plástico da grade esticada.

Grade é o excesso de material que é usado para manter as peças do kit juntos. (Fig. 1.1) Para este tutorial, você vai precisar cortar um pedaço reto da grade cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento.

1  (Fig 1.1)

Acenda uma vela e mantenha o seu pedaço de grade em cerca de 3 a 5 centímetros de distância da chama. Segurando o plástico em cada ponta entre os dedos gire levemente para frente e para trás enquanto ele está sendo aquecido. Essa rotação vai permitir que o calor seja distribuído uniformemente ao longo da peça, em vez de concentrá-la no mesmo local. Após alguns segundos, você vai notar que o plástico se tornará brilhante, ela vai amolecer e começar a cair. Esteja alerta para não deixar o plástico derreter completamente.

Neste ponto, você pode tirar a peça de perto da chama e comece a esticá-lo em um ritmo constante. Cuidado. Estique o plástico até obter a espessura desejada.

 

Esta parte do processo fica melhor com um pouco de prática. Esticar o plástico rápido demais vai fazer com que seja excessivamente fino e fraco e pode até romper. No entanto, se você esticar o plástico muito lentamente, o plástico pode endurecer prematuramente. Nesse ponto, você não vai mais ser capaz de esticar a peça, e pode ser muito curto e grosso para uma antena adequada. Seu objetivo é ter um pedaço uniforme, fino e  perfeito para a antena que deseja.
Espere cerca de 10 minutos para o plástico endurecer completamente. Em seguida, corte o comprimento desejado. Você pode usar super-cola (por exemplo, cianoacrilato) para fixar cada extremidade. Primeiro, cole cuidadosamente uma extremidade da antena  e espere cerca de 10 minutos para secar completamente. O próximo passo é colar a outra extremidade. Isso vai exigir precisão, você vai precisar da quantidade certa de tensão para ele não quebrar. Mais uma vez, deixe cerca de 10 minutos para a cola secar completamente e então você pode cortar qualquer excesso usando um cortador ou estilete.

243

Em algumas aeronaves, como o Bf-109, haviam muitos fios de antena. Replicar esses detalhes é necessário e fica muito mais bonito na construção de modelos de aviões que são historicamente exatos. Você também pode usar este tipo de efeito para criar estes detalhes em carros e motos fazendo as antenas de telemetria nos carros de corrida ou de radio em carros comuns.

 

 

Modelismo Alpha

Plastimodelismo

www.modelismoalpha.com.br

 

Leave a Reply