Papel Para decalque. Como funciona e como usar?

 

Introdução

Antes de fazer o seu próprio decalque, é recomendável que você conheça os 2 tipos mais populares de impressoras.

Impressoras de jato de tinta:

As impressoras a jato de tinta são as mais utilizadas no ambiente doméstico e também são muito comuns nos escritórios, já que são capazes de oferecer impressões de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo (relativamente) baixo. Ao contrário das matriciais, as impressoras a jato de tinta não são de impacto. A impressão é feita através da emissão de centenas de gotículas de tintas (geralmente no tamanho de 3 picolitros) emitidas através de minúsculas aberturas existentes na cabeça de impressão. Essa cabeça é posicionada sobre um eixo que a permite se movimentar da esquerda para a direita e vice-versa muito rapidamente.

Impressoras laser:

As impressoras a laser também fazem parte da categoria de não impacto e são muito utilizadas no ambiente corporativo, já que oferecem impressões de excelente qualidade (pelo menos nas impressões em branco e preto), são capazes de imprimir rapidamente, trabalham fazendo pouco barulho e possibilitam um volume alto de impressões associado a um custo baixo. O funcionamento dessas impressoras é semelhante às fotocopiadoras, no Brasil, também conhecidas como “máquinas de xerox” (sendo que, na verdade, Xerox é a marca de um fabricante). As impressoras a laser contam com uma espécie de tambor (ou cilindro) revestido por um material que permite uma carga eletrostática. Supondo, por exemplo, que o logotipo da Modelismo Alpha deva ser impresso, um laser “forma” a imagem no tambor deixando os pontos que a representam com carga positiva. Quando o “molde” da informação a ser impressa é formado, aquela área recebe um material em pó muito fino e pigmentado chamado toner que, por sua vez, tem carga negativa e é distribuído por um rolamento presente em seu recepiente de armazenamento. Isso faz com que o toner seja atraído pelos pontos que formam a imagem a ser impressa, já que estes possuem carga positiva (carga negativa e positiva se atraem, como em um imã). No passo seguinte, a folha de papel que recebe a impressão é colocada em contato com o cilindro e, antes, recebe carga positiva numa intensidade maior que a do molde da imagem no tambor. Uma rotação faz com que este último passe por todo o papel, transferindo o toner para ele. Por fim, um mecanismo formado por dois cilindros de nome fusor (ou fuser, em inglês) e revestido de material que impede a aderência de toner “joga” calor no papel ao mesmo tempo em que o pressiona (é por isso que o papel quase sempre sai quente da impressora). Dessa forma, o toner se fixa no papel e a impressão é concluída.

Siga os 3 passos abaixo para criar e aplicar seu próprio decalque:

1: Criando a arte

Use um computador, transfers secos, desenhos impressos anteriormente, e/ou caneta e tinta para criar sua arte. Você pode usar várias cores, mas esteja ciente de que cores escuras podem aparecer através de uma arte de cor leve. De novo, a maioria das impressoras e copiadoras não imprime branco; entretanto, o papel de decalque branco pode ser usado para produzir áreas brancas em seu decalque, ou como base para cores claras, como amarelo. Você também pode imprimir um fundo que combine com a superfície do objeto ao qual o decalque será aplicado. Toque as extremidades do decalque após a aplicação para fazer com que ele assente bem na superfície antes de aplicar um fixador adicional. Fotos coloridas podem ser usadas como arte, mas elas devem ser impressas em papel decalque com filme branco para que o componente branco da foto esteja presente. Pode ser necessário um pouco de criatividade ou testes para gerar uma arte que produza os decalques desejados.

2: imprimindo a arte no papel de decalque

Se você criou a sua arte em um computador e tem uma impressora, remova qualquer proteção que possa estar presente, e imprima a arte diretamente na parte brilhante do papel decalque. Para impressão a laser, recomendamos o uso do ajuste “Transparência” (ou similar) se o software de sua impressora tiver essa opção. Além disso, você deve aplicar imediatamente uma cobertura leve, mas abrangente, de algum verniz transparente para selar a imagem impressa. Se isso não for feito, o desenho vai manchar e/ou sair pelo simples fato de que maioria das tintas e métodos de impressão não são a prova d’agua. A cobertura também é recomendada para decalques impressos em impressoras laser para reduzir a possibilidade de as extremidades lascarem quando o decalque for posicionado perto da tinta. Se sua arte não foi criada em um computador e você quer copiar um desenho ou um decalque de algum modelo leve sua arte a um centro de impressão e peça por uma cópia no lado brilhante do papel de decalque. Assim você pode ampliar/reduzir sua arte. Descobrimos que os melhores resultados são obtidos quando a copiadora imprime em dois tons. Nota: máquinas a laser que ficaram ligadas durante todo o dia podem ficar com os rolos quentes demais para decalque; recomendamos o uso de máquinas que foram recém-ligadas. O branco normalmente está disponível apenas em métodos de silk-screen (para decalques produzidos em massa). Aplique um spray fixador ou verniz para proteger a imagem impressa antes de aplicar o decalque. Se você tiver uma arte em computador, mas não tiver a impressora, existem serviços disponíveis para imprimir sua arte.

3: Aplicando o decalque

Os decalques ficam melhor aplicados em uma superfície brilhante. Aplique tinta brilhante no seu modelo antes de aplicar o decalque. Corte com cuidado o decalque e mergulhe em uma xícara de água por cerca de um minuto ou até que você perceba que o filme começou a se separar do papel. Teste com cuidado se o decalque se soltou do papel, e então escorregue o decalque até a posição ideal no seu modelo. Enxugue com cuidado o excesso de água. Deixe secar. Para melhores resultados, use um decal soft que temos em nossa loja para aplicar o decalque. Ele ajuda o decalque a se ajustar a superfícies irregulares e a esconder o filme, fazendo com que sua arte pareça ter sido pintada no modelo. Esteja ciente de que decalques grandes podem enrugar. Se for o caso de usar decalques grandes, emende decalques menores para formar sua imagem. Um spray fixador (verniz) é necessário em todos os casos para minimizar o enrugamento e para proteger o decalque. Verniz claro deve ser usado em todos os tipos de decalques.

 

Modelismo Alpha

www.modelismoalpha.com.br

 

Leave a Reply