Iniciantes. Quais ferramentas devo ter?

 

Vou dividir este post em 3 seguimentos sendo:

1 – Iniciantes básicos

2 – Iniciantes intermediários

3 – Iniciantes encaminhados para não ser mais iniciantes.

 

Recebo muitas ligações e e-mails perguntando o que preciso para iniciar no hobby e quase sempre tenho o mesmo discurso, pois quando iniciei não tive ajuda e fui quebrando a cara com varias coisas.

A primeira coisa que tenho a dizer é que a ferramenta certa ajuda, mas todas as ferramentas podem ser adaptadas de outras coisas e estou incluindo aqui em ferramentas meios de pintura que no meu modo de ver é o mais complicado e o que mais gera duvida.

Para iniciar procure sempre modelos mais simples alguns já vem com cola tinta e pincel isso já ajuda quem esta começando, explicarei melhor em um outro post falando sobre kits para começar.

 

1- Iniciante Básico

O iniciante básico muitas vezes não tem certeza se vai gostar e querer continuar no hobby, logo não quer gastar muito então o que recomendo é o básico mesmo, como disse anteriormente a pintura é a parte mais complicada e assim vou colocar o aerógrafo que é uma ferramenta muito importante em  ”iniciante intermediário” pois terá um custo a amis para adquirir ela. Lembrando que as vezes é importante investir um pouco mais para que não se decepcione com o acabamento final desistindo logo do hobby.

Neste caso você precisa de ferramentas muito básicas que muitas vezes podem ser compradas em papelarias e não precisa ser algo de lojas ou marcas de modelismo que as vezes são caras. As ferramentas são as seguintes:

1 Alicate – serve para tirar a peça da grade, para isso pode usar um alicate de unha ou coisa similar (o ideal é um alicate de corte rente que não é muito caro).

Exemplos de alicate:

 

2 Estilete – serve para tirar rebarbas, cortar ou separar partes que precisam ou até mesmo ajudam também a tirar as peças da grade. Existem muitos tipos, mas aquele básico de papelaria já serve.

Exemplos de estiletes:

 

3 Pinças – As pinças são boas pois além de ajudar a colar e segurar partes pequenas você pode usar para segurar peças na hora da pintura. Sempre indico duas, uma com a ponta curva e outra reta.

Exemplos de pinça:

 

 

4 Pincel – como não usara aerógrafo você precisa de um pincel maior e chato para partes maiores e um fino para detalhes.

Exemplo de pinceis:

 

Tendo isso já pode começar com um baixo custo:

Alicate: 15 a 20 reais

Estilete: 2 a 5 reais

Pinça: 2 a 5 reais cada

Pincel: 2 a 10 reais cada

Totalizando: 25 a 40 reais.

 

2 – Iniciantes intermediários:

Os intermediários precisarão das mesmas ferramentas podendo melhorar o estilete para algum mais preciso e adicionando aerógrafo logo o investimento aumenta pois além do aerógrafo tem o compressor para o mesmo funcionar.

A vantagem é que o acabamento melhora muito e sua decepção também ou seja o resultado final é melhor e você se empolga para continuar.

Seu investimento inicial era de: 25 a 40 reais

Agora terá de adicionar uma aerógrafo que achamos a partir de 40 reais. Este aerógrafo é de ação simples que você pode entender melhor vendo nosso tutorial de aerógrafo – O que é e como funciona um aerógrafo. E funciona muito bem para entender e acostumar com o processo.

Também precisa de um compressor que se tiver em casa pode usar um inalador desses que vende em farmácias ou comprar algum especifico para aerografia.

 

Logo seu investimento vai mudar:

Alicate: 15 a 20 reais

Estilete: 2 a 5 reais

Pinça: 2 a 5 reais cada

Pincel: 2 a 10 reais cada

Aerografo: 40 a 60 reais

Compressor: 150 a 250 reais

Totalizando: 230 a 350

Com estas ferramentas você já poderá fazer de tudo e isso pode durar muito tempo.

 

3 – Iniciantes encaminhados para não ser mais iniciantes.

Aqui já é o caminho final após isso você já poderá ir para o nível máximo.

Basicamente as ferramentas são as mesmas mas seria legal usar marcas melhores e mais especificas como por exemplo:

Alicate de corte rente:

 

Estiletes de precisão:

 

Pinça mais precisas:

 

Pincel finos e com cerdas mais macias:

 

Aerógrafo de dupla ação – mais versátil veja melhor no post de aerógrafos – O que é e como funciona um aerógrafo.

 

Compressor especifico para aerografia:

 

 

Aqui não vou dar valores pois a variação é muito grande mas se estiver nesse estagio já saberá suas preferencias e o que deve escolher.

A maioria dos produtos citados estão em nosso site.

 

Modelismo Alpha

www.modelismoalpha.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply